
A 3 de maio, em Paris, os Médicos Católicos do mundo consagraram-se ao Imaculado Coração de Maria.
A iniciativa, encontro de fé, peregrinação e reflexão foi promovida pela FIAMC - Federação Internacional das Associações de Médicos Católicos, também com participantes de Portugal.
Na redescoberta e fortalecimento da sua missão na profissão que exercem, os participantes confiaram-se a si próprios, aos colegas e aos doentes ao Imaculado Coração de Maria, e colocaram nas mãos de Nossa Senhora o futuro da prática médica e das pesquisas científicas.
Em agradecimento a Deus e ao trabalho dos seus predecessores, “por terem proporcionado à medicina atual capacidades extraordinárias dando-lhes os meios de curar ou aliviar as doenças, reparar os corpos feridos, melhorar perturbações da mente, amenizar as deficiências causadas pelos acidentes da vida ou pelo envelhecimento”, os médicos pediram à Virgem que os ajude “a discernir como guiar e regular bem essas capacidades, para que sejam sempre usadas para o bem dos nossos pacientes e no respeito pela dignidade que o Criador concedeu a toda a pessoa humana”.
À Mãe do Céu pediram também para que sempre possam compreender que a esperança e salvação não se encontram fora de Jesus Cristo, Médico Divino e Luz do Mundo.
A peregrinação decorreu em dois momentos, o primeiro na sede da Conferência Episcopal Francesa, com as conferências e meditações e onde a consagração ao Imaculado Coração de Maria acabaria por se realizar, e a peregrinação à Catedral de Notre Dame.
A oração em português, na imagem que se segue na versão integral, foi rezada pela presidente da Direção Nacional da AMCP, Margarida Neto, na fotografia abaixo junto do presidente da FIAMC, Bernard Ars.
05/05/2025
A presidente da AMCP e o Presidente da FIAMC